Como calcular a quantidade de docinhos

quarta-feira, 13 de maio de 2009


Docinho Fabiana Doces Finos


Sempre há duvidas sobre a quantidade correta de calcular os docinhos, abaixo algumas dicas:

Doces

O cálculo estimado é de 4 a 5 docinhos por convidado, quando for servido sobremesa e bolo e de 5 a 6 docinhos, quando a noiva optar para fazer uma festa estilo" bolo com champagne" ou não servir sobremesa.
Sem dúvida, este é o item mais consumido da parte de doces e mais visado também!
Não há uma regra para calcular a variedade dos docinhos, mas lembre-se que quanto maior a variedade, menor a chance de um convidado experimentar um doce de cada tipo! Normalmente escolhemos de 6 a 8 variedades, dependendo da quantidade total de doces.
Por isso, vale a pena investir em qualidade e visual de dar água na boca, uma decoração gloriosa, onde harmonizamos cores, flores, peças onde são colocados os doces e as forminhas (modelos e cores).
A iluminação também é importantíssima para dar o ar de glamour! Cheque este item com o decorador e com o responsável do local onde será a festa.
É recomendado que a confeiteira converse com o decorador para que juntos possam visualizar e definir os detalhes do produto final: uma mesa de doces de arrasar!

-Forminhas para os doces: existem muitos modelos de forminhas, feitas em diversos tipos de papel (crepom, kraft ,reciclado, etc) , tecidos e até fibra natural. Os modelos são infinitos, e há também a possibilidade de modelos exclusivos. Podem ser na formação de flores, folhas, quadradinhas com fita de cetim, caixinhas, detalhes com orquídeas de tecido... È de enlouquecer!!! A gama de cores também é bastante diversificada e com certeza não será difícil encontrar os melhores tons para se adequar à sua decoração. Neste item também aconselho conversar com o decorador, pois dependendo das cores das flores, o ideal é optar por cores mais neutras nas forminhas dos doces.

-Suportes para Exposição dos docinhos: existem vários tipos e modelos de peças expositoras em vidro, madeira, cerâmica, espelho, etc. Uma mesa de vidro, por exemplo, fica linda com peças de vidro, em diversas alturas para dar movimento à decoração. Uma mesa de madeira fica gloriosa com peças de cerâmica e com peças de vidro também. Dependendo do estilo da sua festa, você pode usar até peças feitas com bambu, acrílico e outros materiais inusitados.

-Degustação: É muito comum as confeiteiras marcarem um horário para que a noiva possa fazer uma degustação dos doces, ver o modelo das forminhas e discutir sobre os detalhes do evento. Dessa forma, é possível fazer um orçamento mais adequado ao que mais agradar o casal.

Bolo decorado

O bolo simboliza o amor, a união e a harmonia entre o casal. E o momento do corte é um dos pontos altos da festa!
O modelo pode ser clássico, tradicional ou mais moderno, o importante é que represente o estilo dos noivos e da festa.
Uma dúvida frequente é quanto ao tamanho do bolo e à quantidade de quilos necessários para servir os convidados.
Raramente faço bolos com menos de 3 andares para um casamento. Primeiro porque para fazer a tradicional foto do corte, o fotógrafo precisa de um ângulo que caiba os dois.

Por Giuliana Cupini