Tim tim Por Tim Tim, Por Vera Simão

quarta-feira, 6 de maio de 2009

O que mais ou menos é gasto para realizar um casamento.

Sempre minhas lindas noivinhas me perguntam qual será o gasto com cada item do casamento. Pesquisei no livro da famosa Vera Simão, que fez um evento lindíssimo em SP nos dias 06 a 09 de Maio, sobre o percentual a ser gasto com cada um dos itens.

Atenção, o cálculo foi feito com base em um orçamento a partir de 100 mil reais, portanto, precisa ser adaptado à realidade de Vitoria da Conquista.


A proporção de cada item no custo total de um matrimônio (cálculo para um orçamento a partir de 100 000 reais)

28% Locação de espaço, comida, bebida, doces e bolo

27% Decoração, ambientação, aluguel de móveis (igreja e festa)

10% Roupa dos noivos, maquiagem e cabelo

10% Organizador do casamento

8% Música, sonorização e iluminação da pista de dança

5% Foto, filmagem (com edição) e álbum

5% Papelaria e lembrancinhas

5% Transporte, manobrista e segurança

2% Margem de segurança para gastos de última hora

Obs.: o cálculo não inclui alianças. Fonte: Vera Simão

Vejam as novidades da Revista Casar deste ano: http://www.eventocasar.com.br/

Festa sem pista de dança parece convenção!

Autora do livro Casamento sem Frescura, Claudia Matarazzo tira dúvidas de leitores

Raul Junior
Meu noivo e eu não teremos tempo de entregar todos os convites pessoalmente. O que fazer?
Tentem entregar pelo menos os mais importantes, como os dos padrinhos e os de parentes próximos. Os demais podem seguir por empresas especializadas ou correio. Nesse último caso, coloque o convite dentro de um segundo envelope para escrever o endereço.

Como proceder ao convidar colegas de trabalho? Devo colocar o convite no mural?
Nada de mural. Não se trata de venda de imóvel. Você entrega o convite aos mais próximos de sua relação e ao chefe, se assim desejar. Mas não é obrigada a convidar ninguém.

É imprescindível que a comemoração de casamento tenha pista de dança?
Já fiz algumas sem pista de dança, mas não acho que funcione. Fica um clima de convenção, as pessoas não se integram e acabam indo embora logo.

Como devo enviar convites para parceiros homossexuais que moram juntos? Um convite com os dois nomes ou um convite para cada um?
Mande dois convites individuais. Ainda que morem no mesmo endereço, essa é a forma considerada elegante.

A ex-namorada do meu noivo ainda faz parte do círculo de amigos próximos dele. Devo convidá-la?
Se você teve a preocupação de perguntar é porque está incomodada. Sinceramente? É com você que ele está se casando. Então, por que se incomodar com um detalhe como a ex?

A agência pela qual vou viajar em lua de mel não trabalha com cotas de casamento. É de bom-tom direcionar o valor para minha conta bancária?
Como muita gente tem casa montada, hoje é comum vermos noivos que pedem dinheiro para a lua de mel. Não há quem me convença de que isso pode ser elegante. Mesmo que o casal não disponha de recursos para realizar seus sonhos, nada justifica pedir dinheiro. Isso se ganha de um padrinho, de familiares ou até de um amigo mais íntimo dos pais que queira fazer um agrado.

Eu me casarei com um estrangeiro. É possível casar-se na igreja aqui e em outro país? E a lista de presentes deve ser personalizada pelas culturas?
É impossível casar-se para valer em dois lugares. Você pode se casar em um dos dois países e, no outro, realizar uma bênção matrimonial. A lista de presentes deve ser a mesma. As culturas são diferentes, mas as pessoas nem tanto.

Entrevista retirada do Site: Veja São Paulo